10 termogênicos naturais para você afinar

Saiba o que o chá verde, o guaraná, a cafeína e outras substâncias naturais podem fazer por seu metabolismo e corpinho.

Os termogênicos são velhos amigos da dieta porque possuem substâncias que ajudam a queimar as gorduras. Eles exigem mais energia do organismo para serem digeridos, por isso o metabolismo acelera e a temperatura do corpo aumenta, causando perda calórica e facilitando a queima de gordura.

A substância mais poderosa nesse quesito é a cafeína. Ela é encontrada em suplementos à base de chá verde e guaraná, por exemplo. Mas o cártamo e o gengibre também têm poderes parecidos. Consumir essas substâncias ainda traz outras vantagens.

Termogenicos para afinar e emagrecer

Os termogênicos também inibem o desenvolvimento de doenças e estimulam a detoxificação do corpo, mas é claro que eles farão mais sucesso se estiverem associados a uma dieta balanceada e exercício físico. “Sozinho nenhum faz milagre”. Se você seguir essa regrinha, o gasto calórico fica em torno de 5% a 10 % maior em relação ao que normalmente seu metabolismo gastaria.

Poder concentrado de termogênicos

Para sentir os efeitos dos alimentos termogênicos na perda de peso você precisa tomar uma carga muito grande deles todos os dias. Como não dá para se embriagar de café, as cápsulas e pós são formas simples e eficazes de inseri-los na dieta. Feitas de grãos, sementes e folhas naturais, dos quais são obtidos extratos das substâncias, eles possuem alta concentração do princípio ativo.

Cuidados com os termogênicos

Como são substâncias que aceleram o metabolismo, algumas pessoas não devem usar as cápsulas sem antes ouvir a orientação de um médico. A concentração da substância que funciona como termogênica é muito maior nas cápsulas do que nos alimentos. Dessa forma, os alimentos não têm contraindicação, podem e devem ser utilizados. Já as cápsulas devem ser usadas por pessoas que não possuem problemas de saúde.

Quem tem problemas cardíacos e renais, diabete, hipertensão e enxaquecas deve ficar longe delas. Sem contar os idosos, gestantes e lactantes que sempre precisam conversar com um médico antes de ingerir qualquer substância. Também fique atenta aos sinais do seu corpo. Tremores, inquietude, estresse, sudorese excessiva, palpitações, tonturas, boca seca, alterações no sono e ansiedade podem significar que é preciso ajustar a dose ou parar com as cápsulas. Agora conheça os termogênicos que podem dar um up na sua dieta.

1. Cártamo

Das sementes da planta Carthamus Tinctorius, cultivada em Irã, Índia e alguns países africanos, é retirado o óleo que compõe as cápsulas de óleo de cartamo. Estudos mostram que ele aumenta a produção do hormônio adiponectina, que reduz a absorsão de colesterol e gorduras no intestino. Também ativa o metabolismo por meio do seu efeito na lipólise, que é a retirada de gordura do organismo para levá-la à corrente sanguínea. Isso é possível por que ele tem ômega 6, que ativa a lipólise, além de ômega 9, que controla o nível de cortisol, o hormônio do estresse, responsável pelo aumento do acúmulo de gordura, principalmente, a abdominal. Deve-se consumir antes das refeições ou 30 minutos antes da atividade física.

2. Café Verde

Trata-se do café in natura, antes de ser torrado. Dessa forma ele possui cafeína concentrada, responsável pelo efeito termogênico. Outra substância associada que favorece a perda de peso é a presença do ácido clorogênico, que interfere na absorção de açúcar pelas células. Essa função pode auxiliar na perda de até 10% do peso. A ingestão varia de duas a quatro cápsulas por dia.

3. Chá Verde

Ele vem da Camellia sinensis, planta de origem asiática. É um dos termogênicos mais conhecidos. O chá verde ajuda a afinar porque tem cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia. Vários estudos comprovam isso, além de emagrecer, ele elimina a gordura abdominal! No Reino Unido, pessoas que incluem chá verde no cardápio diário conseguem eliminar dois quilos em 12 semanas, sem fazer dieta. Quer mais? A erva auxilia no combate à retenção de líquido e dos radicais livres. São recomendadas cerca de duas cápsulas antes das refeições. Se optar pelo líquido, a orientação é tomar 40ml antes do exercício.

4. Gengibre

Essa raiz é rica em gengirol, substância responsável pelo saborzinho picante e que também atua no aumento do gasto calórico, devido ao seu poder termogênico. Ela ajuda o corpo a consumir energia de forma rápida, acelerando o metabolismo, o gasto calórico e a queima de gorduras. Estudos mostram que o consumo diário aumenta a perda de peso em até 10%. Ainda tem o poder anti-inflamatório, outro ponto a favor de quem precisa emagrecer. Recomenda-se duas ou três cápsulas por dia ou 50ml antes das refeições ou prática de exercícios físicos.

Alimentos termogenicos gengibre

5. Guaraná

A frutinha é originária da Amazônia e bem conhecida pelos brasileiros, já que faz parte de refrigerantes e sucos. Seu extrato, feito a partir sementes, é um aliado para o emagrecimento. Rico em cafeína, aumenta os batimentos cardíacos e estimula o sistema nervoso central. também acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras. O indicado é consumir de duas a quatro cápsulas por dia.

6. Gojiberry

O gojiberry é a fruta da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibete. Por aqui é encontrado na versão desidratada ou em cápsulas. Uma de suas funções no corpo é aumentar os níveis de vitamina C. 100 gramas da ruta na versão desidratada contêm 2.500 miligramas da vitamina, quantidade 60 vezes maior que a de uma laranja. Com essa vitamina o corpo passa a queimar gordura com mais facilidade. A indicação é de uma a duas cápsulas por dia, antes da principais refeições.

7. Cafeína

A cafeína não é uma planta, mas um composto químico presente em vários alimentos e que pode ser concentrada em cápsulas. Pertencente ao grupo de xantinas, atua no sistema nervoso central, favorecendo o estado de alerta. É a substância com maior poder termogênico já comprovado cientificamente. Pesquisas mostram que ela desencadeia alterações metabólicas e fisiológicas que aumentam a queima calórica. A cafeína quebra os estoques de gordura e transforma-os em ácidos graxos e glicerol que posteriormente são eliminados pelo sistema linfático. Ou seja, ela acelera o metabolismo e promove o aumento da lipólise, que é a queima de gordura. O ideal é tomar a cafeína antes de atividade física aeróbia.

8. Morosil

Extrato seco obtido a partir do suco de laranjas vermelhas encontradas perto do vulcão Etna, na Itália. Ele contém antocianina, substância detox que regula as disfunções das células que armazenam gorduras. Estudos motram que ele reduz de 25% a 50% de gordura abdominal em 90 dias. O ideal é tomar de 400 mg a 500 mg ao dia.

9. Capsaicina

Trata-se do ativo da pimenta-vermelha, responsável pelo ardume. Ele regula o metabolismo energético e de lipídios, indizindo a termogênese. Também tem ação antioxidante, analgésica e anti-inflamatória. A capsaicina aumenta o metabolismo em até 20%. Em cápsulas o deial é que a dose diária não ultrapassa 3mg

10. Lichia

A fruta de origem chinesa possui cianidinas, um fitoquímico antioxidante que reduz a gordura abdominal. Foi o que constatou um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão. Voluntários que receberam o extrato da fruta perderam 15% a mais de gordura localizada do que o grupo que não tomou. Indica-se o consumo de uma ou duas cápsulas por dia.

 

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook

Informações úteis

Para saber novos métodos de emagrecimento, receitas fitness e naturais. Acesse e confira o Portal Guia Dieta