Oleo de Andiroba

Diante de tantos produtos milagrosos, poucos podem ter o orgulho de serem oficialmente milagrosos, que é o caso da Andiroba. Na verdade não ela, que é uma árvore enorme e que no Brasil enche a Amazônia com seus 30 metros de altura, mas sim seu óleo. E ele é tão importante que até batiza a própria.

Vindo do Tupi, Ândi´Roba, que quer dizer óleo amargo, tem esse “extrato” saído de suas sementes, que caem entre janeiro e maio (florescem de agosto a outubro) e é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde por suas propriedades fitoterápicas.

Por isso, o que não falta são modos de utilizar muito bem o oleo de andiroba.

arvore para retirada de oleo de andiroba

Para que serve o Oleo de Andiroba

Ainda que há muito tempo atrás o óleo de andiroba fosse usado pelos índios para mumificar a cabeça de seus inimigos, bem verdade, também era conhecido como “azeite de andiroba” e também usado por esses mesmos para fins antissépticos, antiinflamatórios, cicatrizantes e até como inseticida. Tudo pelo que hoje ele também é usado (tirando a parte das cabeças).

Amarelo claro e muito amargo (sim tem gente que acredita que ele é um poderoso vermífugo, ainda que a Universidade Federal de Pernambuco e do Pará tenham uma pesquisa extensa sobre seus malefícios para o fígado), o oleo de andiroba acaba sendo famoso mesmo como produto cosmético.

semente de oleo de andiroba

À título de curiosidade, a famosa linha Natura Ekos é, justamente, pensada a partir do óleo de andiroba e promove “maciez e uma pela muito mais acetinada” para suas consumidoras.

E partindo do mesmo princípio, a massoterapia ainda faz vasto uso da andiroba, já que suas funções anti-inflamatórias e cicatrizantes acabam sendo ótimas para o relaxamento muscular e o alívio de dores na coluna.

O óleo de andiroba ainda acaba sendo largamente lembrado na indústria de cosméticos capilares, já que promete não só cabelos mais sedosos e brilhantes, como ainda até o combate da calvície, o que não é comprovado, mas também não impede de marcas famosas de shampoos se aventurarem com produtos à base de andiroba.

Repelente de Andiroba

andiroba vela

O interessante é que, além de tudo isso, desde os tempos onde resolvia o problema com as cabeças dos inimigos, também era usado para afastar os mosquitos. E sempre de um jeito extremamente eficiente.

Tão eficiente que ainda hoje grande parte daquele tipo de vela aromática repelente é feita do óleo de andiroba. Nesse caso, a vela é formada a partir da cera feita com a queima do baçago. O mesmo ainda pode ser passado direto no corpo, e em ambos o caso, o resultado promete ser eficiente até contra mosquitos que transmitem malária e dengue.

Deixe seu Comentário

25 thoughts on “Oleo de Andiroba”

  1. boa tarde sou de mt tenho diabete hiportiroidismo eu posso usar andiroba já passei por um avc vce pode me dar alguha orientaçoõ aguardo seu retorno tenho 60 anos obrigado

  2. Bom dia:
    Amigos, do;
    eu moro na região amazonas e é pra lá que voces tem, que direcionar suas perguntas;
    sei que muito bom enclusivel vou mandar pra irmã em são paulo,
    mais não é muito facil de adquerir;
    Abraço
    tchau.

  3. tenho diabetes alta,devo tomar em gotas ou capsulas de farmacia de manipulação,minha esposa tem muitas dores de coluna,mas teve um principio de infarte ela pode tomar?como faço para comprar espero resposta por email.

    1. O oleo de andiroba voce coloca 3 pingo num pouco de cafe amargo e tome em jejum, depois de uma hora tome seu cafe normal.Serve p/combater a diabete.E para problema na coluna coloque agua morna numa vazilha com sal e andiroba e faca compressa na coluna.

      1. Eu moro em Manaus mais o certo e comprar o oleo original nao sei se pode mandar pelo sedex. Se e proibido,aqui a gente trata ate a sinusite com andiroba e so colocar um pouco de andiroba no cotonete e colocar no nariz voce vai espirrar o catarro e so usar durante 7 dias.

  4. SUPER LEGAL ESSA PESQUISA É MUITO BOM SABER QUE A ANDIROBA PODE FAZER TUDO ISSO.
    EU IA MORRER NÃO SABENDO QUE A ANDIROBA FAZIA ISSO.
    ESSA MATERIA É MUITO INTERESSANTE
    EU GANHEI ALGUNS KILINHOS SERA QUE A ANDIROBA PODE FAZER ALGUMA COISA

  5. gostei muito daimado coms informaões do pvo e fiquei ando adquerir breveimado com os comemtarios, ainda não arrumei o verdadeiro oleo preten adquerir breve ,quero uma informação ,verdedeira como aequerir, obrigado sim.

  6. Gostaria de saber sobre o leite de Andiroba, se pessoas hipertensas e acima de 60 anos pode tomar, ou usar…agradeço a compreenção…. sim e quantas capsulas ao dia ou se for gotas quantas gotas…..e por quanto tempo deve-se se tomar….

    1. sim, ele é ótmo para coluna, pra dor de garganta e outras inflamaçãoes, e o nome é óleo de andiroba ou azeite de andiroba e não leite de andiroba, é ótmo para criança q tem problema de garganta, dá 3 gotinhas misturada com mel de abelha é ótimo mesmo, eu fiz e deu certo, meu neto tem 4 aninhos e nem podia tomar banho de piscina q ja fica gripado, depois q aprendi acabou tempo ruim.

  7. pode ser a forma de usar para rinite um gota no dedo e esfrega dentro do nariz colocando uma gota por cada lado pela manha e tarde esfregando por mais ou menos um minuto no caso de sinusite a mesma coisa porem toma depois do cafe duas e depois do jantar mais duas gotas a rinite some em mais ou menos tres a cinco dias e a sinusite as vezes o tratamento leva ate quinze dias estou falando do oleo de copaiba e tem que ser puro se nao tiver qualidade nao vai ter resultado

  8. Marina estava com uma elegias na cabeça , ja tinha usando todos tipos de remédio,e nada de ficar boa,um dia pensei vou colocar endiroba fui passando o óleo misturado com um pouco de água e óleo na cabeça,e acabou a coceira. E também passei numa coceira que tinha na orelha que não sarava.foi um milagre.

  9. Um amigo que é advogado no Rio de Janeiro, me contou que um rapaz que estava com aids resolveu tomar cinco gotas de óleo de copaiba pela manhã e cinco à tarde. se acostumou com essa prática e quando regressou ao hospital para verificação da saúde, ficou impressionado com os resultados. Hoje ele é uma pessoa normal sem necessidades de remédios.

  10. Para inflamação nos joelhos, vc pode tomar em jejum sucos de cenoura, beterraba e laranja.
    Passe nos joelhos sumo de casca de mexerica ou de laranja. Pode-se também triturar as cascas de uma laranja ou mexerica no liquidificador com um copo de água, coar e passar no local umas três vezes ao dia. Muito bom Quinze dias de tratamento.

  11. Eu uso sabonete de andiroba e tenho melhorado muito da psoríase. procure comprar o sabonete puro sem argila. e vc verá o resultado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>