Chia

Ela já faz parte da alimentação de outros povos há tempos, apesar de ter sido inserida nas dietas recentemente. As sementes ovais e pequenas de cor preta, marrom escura, branca ou cinza eram a base da alimentação de povos andinos. Plantada desde 2.600 a.C., a chia foi muito consumida por maias e astecas para potencializar a resistência física e servida como oferenda para os deuses.

Uma curiosidade é que, na língua maia, chia significa “força” e, com certeza, essa semente milenar é capaz de dar um super up na luta contra a balança. “A chia dispõe de uma grande quantidade de Ômega-3, além de proteínas de alto valor biológico, fibras e antioxidantes. Possui ação anti-inflamatória e grande capacidade de absorção de glicose”.

O grão é vendido em sua forma natural, em óleo ou farinha, sendo que a semente de chia consegue absorver aproximadamente 12 vezes seu peso em água. Por isso, mesmo sendo pequenos, esses grãos absorvem líquidos no estômago e se transformam rapidamente em uma espécie de gel, gerando uma sensação prolongada de saciedade. Neste caso, as fibras solúveis são as responsáveis por esse feito e também ajudam no funcionamento intestinal, combatendo o inchaço no abdômen.

A chia deixa a mente em equilíbrio

Rica em vitaminas do complexo B, a chia afasta depressão e ansiedade. Esses nutrientes são indispensáveis para o bom funcionamento do sistema nervoso. A alimentação, sozinha, não consegue prevenir ou tratar problemas mentais, mas dá uma grande ajuda no alívio dos sintomas, e atuam diretamente nas funções cerebrais.

Chia Beneficios

A B1 ( tiamina ) melhora a capacidade de aprendizado, a B3 ( niacina ) é necessária para o aproveitamento de carboidratos e geração de energia e a B6 ( piridoxina ) reduz os sintomas da tensão pré-menstrual.

Outras fontes de vitaminas do complexo B são os grãos integrais, as verduras verde-escuras e as carnes vermelhas. A falta das vitaminas B1 e B3 pode causar estresse, irritabilidade e perda de memória, porque atuam como coenzimas no metabolismo cerebral de carboidratos e proteínas.

Chia como emagrecer

Modo de usar a Chia

Salpicar a chia na receita que você quiser: essa seria a dica de como utilizá-la no dia a dia, de tão versátil que o alimento é. Mas, se o grão ainda está começando a ser incluído na dieta, confira algumas sugestões e recomendações de consumo:

  • Apenas 1 colher ( sopa ) por dia é o suficiente para obter os benefícios da chia;
  • Diferente de algumas sementes, como a linhaça, que deve ser trituradas no momento do consumo, a chia pode ser ingerida na sua forma natural;
  • Indicada para qualquer refeição do dia, o alimento pode ser misturado a iogurtes, saladas salgadas e de fruta, arroz ou batida no liquidificador com vitaminas;
  • A chia pode ser incluída no preparo de bolos, pães e massas, dando uma textura especial às receitas e enriquecendo-as com nutrientes;
  • O alimento pode ser adquirido em grãos ou em farinha. A não ser que a receita desejada peça o uso da farinha, opte pela chia em grãos inteiros, que conservam melhor suas propriedades nutricionais.

Dicas culinárias

Chia para que serve

  • Em contato com a água, o grão forma um gel. Portanto, pode ser misturado a sucos, sopas, iogurtes, leite e outros alimentos para engrossar ou dar a textura de musse.
  • Por esse mesmo efeito ( o de formar um gel ), a chia pode substituir o ovo em receitas, sendo uma ótima opção para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana estrita. Para isso, basta misturar uma colher ( sopa ) de farinha de chia com 60ml de água e aguardar alguns minutos. Essa mistura se torna o gel substituto de um ovo.
  • Triture as sementes no liquidificador ou use a farinha pronta para engrossar pratos que levam amido de milho, como mingaus. A receita se torna mais nutritiva.
  • Para uma calda doce e natiral, misture uma pequena quantidade de chia ao suco de frutas de sua preferência e um fio de mel. Deixe descansando alguns minutos na geladeira e está pronta uma calda que pode ser usada em panquecas, saldas de frutas ou iogurtes. Para uma calda mais grossa, que pode ser usada inclusive em preparações como cheesecake, use uma quantidade maior de sementes.
Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook

Informações úteis

Para saber novos métodos de emagrecimento, receitas fitness e naturais. Acesse e confira o Portal Guia Dieta