Goji Berry

E talvez o novo produto natural da moda possa atender pelo nome de Goji Berry, ou Bagas de Goji, uma frutinha que vem lá de longe, do Tibete, e é conhecida por muita gente como um dos “grandes segredos do Himalaia”.

Não é à toa então que, mesmo usado há milênios pela medicina chinesa só recentemente ele tenha começado a ser reconhecido do lado ocidental do mundo, e muito provavelmente por que um monte de celebridades de uns tempos para cá pareçam ter descoberto o segredo da longevidade daqueles monges tibetanos.

Madonna, Mick Jagger, Brooke Shields, Steven Segall e Oprah Winfrey são apenas alguns dos nomes que não escondem essa paixão pelo Goji Berry e, melhor ainda, esbanjam ótimas formas mesmo longe de serem jovens.

E não é para menos, literalmente.

Goji Berry - frutos da planta Lycium barbarum

Benefícios do Goji Berry

Essa conversa de longevidade se dá então a partir de uma quantidade enorme de antioxidante que cada frutinha dessas tem, isso, e ainda 19 aminoácidos, muita proteína e 21 minerais que ajudam a defender o corpo de células cancerígenas.
Além disso, o Goji Berry ainda se mostrou riquíssimo em vitamina C, muito mais até que “campeões” dessa categoria. Por exemplo, com 40 vezes mais “C” que a laranja.

Entretanto, tudo isso não reflete benefícios muito comprovados, ainda que os monges, a Madonna e o Mick Jagger mostrem que talvez ele seja mesmo bom para manter a longevidade e a juventude.

Para que Serve o Goji Berry ?

Mas ainda assim tem muita coisa que é garantida, como confirma uma (a primeira no ocidente) pesquisa feita por uma instituição do Arizona (EUA), a Freelife International. A pesquisa foi feita em dois grupos , um com consumo diário e outro sem, e os resultados foram impressionantes, dando uma esperança para quem possa querer passar a usar Goji Berry.
A pesquisa apontou no grupo que consumia a frutinha maior energia, melhor performance atlética, melhor qualidade no sono e ajuda na hora de focar em atividades. Nesse mesmo grupo ainda foi apontado uma redução de fadiga e de estress, além de uma regulamentação no funcionamento gastrointestinal.

Resultado que agora garantem a eficácia do Goji não só na prevenção, como em efeitos diretos em melhorias neurológicas, psicológicas e gastrointestinais.

Goji Berry desidratado

O Goji Berry Emagrece Mesmo ?

Em termos práticos sim. De modo mágico, não.

E para ser mais simples que isso, só entendendo que o Goji melhora o dia-a-dia e dá mais energia para, por exemplo, encarar uma esteira em uma academia. Para isso, a indicação é tomar uma dose 20 minutos antes de fazer exercício. Na verdade a sugestão é que você tome o Goji diariamente, para só assim ver a diferença, mesmo que em curto prazo.

O recomendado são 15 a 34 gramas por dia, seja em sucos, misturados em iogurte, vitaminas ou saladas. Porém, desista que encontrar a frutinha fresca, já que no Brasil os únicos jeitos de encontra-la, são de forma desidratada e em pó (capsulas), em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Mas fique ligado, já que quem faz uso de qualquer remédio para controlar glicemia ou pressão, precisa procurar um médico antes de começar a usar Goji Berry. Mas tirando isso, o tal “segredo do Himalaia” só tende mesmo a se tornar a próxima coqueluche de quem quer uma vida melhor através de produtos naturais.