Quinoa

De tempos em tempos certos alimentos acabam não só ganhando a mesa dos brasileiros como se tornam verdadeiras febres culinárias, garantindo mais saúde, emagrecimentos e mais um monte de outras vantagens. A vez agora é da quinoa.

Originária da região dos Andes, é uma planta com mais de três mil variedades e que produz um cereal rico em vitaminas, aminoácidos, minerais e muitas outras substâncias consideradas extremamente benéficas à saúde humana. É muito completa no que diz respeito às quantidades de caloria, gorduras e carboidratos e, em seus locais de origem, é considerada uma refeição, já que tem proteínas que equivalem a alimentos de origem animal.

Benefícios da Quinoa

Segundo especialistas, o consumo dela pode ajudar na prevenção de doenças crônicas, como osteoporose, câncer de mama e outras enfermidades femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa. As fibras presentes no cereal e a saponina, que é uma substância detergente que reveste o grão, são capazes de reduzir os níveis de colesterol produzido pelo fígado. Sua alta concentração de zinco, cálcio e ferro faz com que ela ganhe relevância no tratamento de pessoas com anemia, e a presença de ômega 3 a torna uma “faxineira” que tira a gordura das artérias.

Quinoa

O consumo regular pode ajudar no combate a problemas urinários e gastrointestinais, tuberculose, manutenção da integridade do sistema imunológico e cardiovascular, além de auxiliar nos processos de cicatrização. Quando consumida por crianças, ela melhora o desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem, devido à presença de uma substância chamada lisina. É indicada também para atletas, já que ajuda na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura.

A Quinoa Emagrece?

Tabule com Quinoa

Como se não bastassem tantos pontos positivos com relação à saúde, ainda é capaz de auxiliar no emagrecimento. Ela é uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que demora mais para ser convertido em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de algumas gordurinhas.

Hoje em dia ela já é facilmente encontrada nas prateleiras dos supermercados e em lojas de produtos naturais. Seu preço é um pouco salgado, mas vale a pena, já que ela traz consigo uma lista de benefícios extensa. A embalagem com meio quilo do grão custa entre R$ 11,00 e R$ 14,00, mas, como ela, praticamente, triplica de volume depois de cozida, essa quantidade é suficiente para algumas refeições. Além da opção em grãos, alguns locais vendem também em flocos, farinha e até macarrão.

Receitas utilizando Quinoa

Tabule de Quinua (fonte Recepedia)

Salada com Quinua (fonte Recepedia)

Risoto de Quinua (fonte Pílulas de Saúde Online)

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Facebook

Informações úteis

Para saber novos métodos de emagrecimento, receitas fitness e naturais. Acesse e confira o Portal Guia Dieta