Cha Verde

O Cha verde é consumido no oriente, em países como China e Japão, há muitos séculos, o cha está agora conquistando seu espaço na porção ocidental do mundo.

Por aqui no Brasil, o cha verde ganhou status de milagroso e, segundo especulações, é um santo remédio para quem está em busca de:

  • Perder alguns quilos;
  • Melhorar o sistema imunológico;
  • Prevenir o câncer entre outras doenças.

Realmente são estas razões mais que suficientes para ficar famoso.

Feito a partir a infusão da erva Camellia Sinensis, ganhou esse nome já que suas folhas não oxidam muito durante o processo de infusão e o líquido adquire a cor esverdeada.

Mas a preparação do cha verde é um pouco diferente dos chás tradicionais, portando, fique ligado, ou senão o resultado não vai ser o esperado.

 

Cha Verde

Ao adicionar a água às folhas é importante que ela não esteja fervendo, caso isso não seja seguida, a erva acaba cozida e ganha um gosto amargo e pouco agradável.

Para evitar o cozimento, o tempo de infusão deve ser de no máximo três minutos. E lembre-se, na hora de consumir é proibido adicionar açúcar, ele tira algumas das propriedades da bebida.

Os Benefícios do Chá Verde

A crença de que o cha verde é capaz de prevenir o câncer e o envelhecimento é decorrente da presença de flavonoides, antioxidantes, polifenóis e catequinas na erva.

Acredita-se que essas substâncias são capazes de bloquear as alterações celulares que causam o envelhecimento e originam os tumores, mas isso ainda não foi cientificamente comprovado.

Portanto, nada de esperar os milagres do cha verde.

As folhas contêm também manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Algumas pesquisas ainda associam o consumo do chá verde à redução do colesterol ruim.

Outro benefício do “chá milagroso” apontado em estudos é a melhora do sistema de defesa celular contra raios ultravioleta.

Seu consumo diminui a inflamação causada pela exposição aos raios UV e é um auxiliar poderoso contra o câncer de pele.

A folha do cha verde tem também tanino, que apresenta propriedades antissépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.

O Cha Verde Emagrece ?

O ponto positivo, e um dos mais badalado do cha verde, é o do emagrecimento, e isso vem de suas propriedades diuréticas.

Se associado a hábitos alimentares, ele é capaz de auxiliar na perda de gordura abdominal, pois aumenta o metabolismo e facilita a queima de gordura.

Especialistas afirmam que ele desintoxica o organismo e facilita a digestão.

Contra Indicações para o Cha Verde

A lista de benefícios é extensa e existem cientistas que afirmam que o chá verde é capaz de prevenir até mesmo doenças como Alzheimer, artrite e a AIDS.

Porém, o consumo excessivo pode ser considerado perigoso, já que a erva possui índices de cafeína e vitamina K, o que significa que podem interferir com medicamentos que impedem a coagulação do sangue.

Cha Verde Em cápsulas

Ainda que a maioria ache o gosto do cha verde agradável, a ausência de açúcar ainda pode acabar incomodando um outro paladar e ,caso você não goste.

Pode ainda optar pelas capsulas da erva, que são encontradas facilmente em farmácias e lojas de produtos naturais.

Mas fique atento, assim como o chá, o consumo das pílulas não deve ultrapassar a quantidade de duas por dia.

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook


Informações úteis

Para saber novos métodos de emagrecimento, receitas fitness e naturais. Acesse e confira o Portal Guia Dieta