Omega 3

Figurinha carimbada das revistas de saúde e famoso por sua extensa lista de benefícios, o ômega 3 é uma espécie de celebridade das substâncias. Mas quem é ele e para que ele serve?

Na verdade, o ômega 3 é um tipo de gordura, enquadrado como ácido graxo polinsaturado, o que significa que possui em sua fórmula química a dupla ligação no terceiro carbono. Sua composição ainda se completa com o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

Por isso tudo, o ômega 3 está então no grupo das “gorduras do bem”. Importante para o corpo humano, porém não é produzido por ele, por isso, para manter altos os níveis de ômega 3 no organismo é preciso ingerir os alimentos que possuem a substância.

Omega 3

 

Alimentos que contém Ômega 3

Alimentos com Omega 3

Sem ser muito difícil de encontrar nas mesas (mais ainda na dos brasileiros), o Ômega 3 está, principalmente, em peixes de águas profundas e frias, como por exemplo o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha e a truta. Os óleos de peixe também são uma opção.

Mas para quem não gosta de peixe, o jeito mesmo é consumir sementes e o óleo de linhaça, que é a principal fonte vegetal de ômega 3.

Benefícios do Omega 3

Muitas pesquisas já comprovaram os benefícios da inclusão do ômega 3 na dieta. Os mais lembrados por médicos e nutricionistas são o controle da pressão arterial, e melhora da circulação sanguínea, a normalização do ritmo do coração, o combate à osteoporose e a capacidade de dificultar a instalação de processos inflamatórios. Além da já famosa melhora nas funções cerebrais.

E como sua mãe sempre lhe falou que “peixe é bom para a memória”, nesse caso destacam-se uma ampliação da capacidade de concentração, melhora na memória e nas habilidades motoras, além de uma redução do stress.

Omega 3 Emagrece?

Mas o principal benefício do ômega 3 é realmente o fato de ele ajudar a diminuir os níveis de LDL (fração do colesterol ruim) e na melhorara da ação da insulina, além (é claro, como toda substância que se torna famosa) da perda de peso.

Capsula de omega 3De um lado, o hormônio fica mais estável, o que evita picos seguidos de quedas, comportamento que reflete no aumento da fome. Em níveis ideais ele faz o corpo todo funcionar melhor, o que potencializa o processo de emagrecimento, desde que aliado à uma alimentação balanceada e adequada ao propósito e exercícios físicos.

Omega 3 em Capsulas

capsulas de omega 3

A popularização desse elemento facilitou ainda mais que ele passasse a ser facilmente encontrado no mercado. Atualmente o ômega 3 pode ser encontrado (além de nos alimentos) em cápsulas vendidas pela internet e nas farmácias tradicionais e de manipulação. O preço do pote com 50 capsulas varia de R$ 35,00 a R$ 50,00.