Omega 3

Figurinha carimbada das revistas de saúde e famoso por sua extensa lista de benefícios, o omega 3 é uma espécie de celebridade das substâncias. Mas quem é ele e para que serve?

Na verdade, o omega 3 é um tipo de gordura, enquadrado como ácido graxo polinsaturado, o que significa que possui em sua fórmula química a dupla ligação no terceiro carbono. Sua composição ainda se completa com o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).

omega 3 capsulas

Por isso tudo, o omega 3 está então no grupo das “gorduras do bem”. Importante para o corpo humano, porém não é produzido por ele, por isso, para manter altos os níveis de ômega 3 no organismo é preciso ingerir os alimentos que possuem a substância.

Alimentos que contém Ômega 3

Sem ser muito difícil de encontrar nas mesas (mais ainda na dos brasileiros), o Ômega 3 está, principalmente, em peixes de águas profundas e frias, como por exemplo o salmão, o atum, o bacalhau, a sardinha e a truta. Os óleos de peixe também são uma opção.

omega 3 alimentos

Mas para quem não gosta de peixe, o jeito mesmo é consumir sementes e o óleo de linhaça, que é a principal fonte vegetal de ômega 3.

Benefícios do Omega 3

Muitas pesquisas já comprovaram os benefícios da inclusão do ômega 3 na dieta. Os mais lembrados por médicos e nutricionistas são o controle da pressão arterial, e melhora da circulação sanguínea, a normalização do ritmo do coração, o combate à osteoporose e a capacidade de dificultar a instalação de processos inflamatórios. Além da já famosa melhora nas funções cerebrais.

Omega 3

E como sua mãe sempre lhe falou que “peixe é bom para a memória”, nesse caso destacam-se uma ampliação da capacidade de concentração, melhora na memória e nas habilidades motoras, além de uma redução do stress.

Memória ativada com Omega 3

Outra importante função do omega 3 é fazer parte das células cerebrais, compondo a membrana externa dos neurônios e possibilitando que a transmissão de informações entre eles seja feita de forma mais rápida e eficiente. O ácido graxo também protege os neurônios dos radicais livres, prevenindo, assim, doenças degenerativas como o Alcheimer. Possui ação anti-inflamatória e melhora a concentração e a memória.

As gorduras do bem, como o ômega-3, regulam a energia na região cerebral. São componentes das células nervosas e da bainha de mielina, que auxilia na rapidez com que as informações são transmitidas de uma célula para outra.

Omega 3 Emagrece?

Mas o principal benefício do ômega 3 é realmente o fato de ele ajudar a diminuir os níveis de LDL (fração do colesterol ruim) e na melhorara da ação da insulina, além (é claro, como toda substância que se torna famosa) da perda de peso.

De um lado, o hormônio fica mais estável, o que evita picos seguidos de quedas, comportamento que reflete no aumento da fome. Em níveis ideais ele faz o corpo todo funcionar melhor, o que potencializa o processo de emagrecimento, desde que aliado à uma alimentação balanceada e adequada ao propósito e exercícios físicos.

Omega 3 em Capsulas

A popularização desse elemento facilitou ainda mais que ele passasse a ser facilmente encontrado no mercado. Atualmente o ômega 3 pode ser encontrado (além de nos alimentos) em cápsulas vendidas pela internet e nas farmácias tradicionais e de manipulação. O preço do pote com 50 capsulas varia de R$ 35,00 a R$ 50,00.

Deixe seu Comentário

7 thoughts on “Omega 3”

  1. Boa tarde!
    Tomo este Ômega 3 a bastante tempo.

    Alguns meses atrás, eu estava me sentindo com a memoria tão fraca, que eu já estava, me sentindo incapaz para quase tudo. poxa uma fraqueza mental, que tinha dias que eu me isolava, parecia mais uma (debiloide), até que comecei tomar Ômega 3, pode acreditar, tomei 60 capsulas. pois minha memoria voltou a funcionar 100%. outra coisa, tenho muita gordura na barriga, o Ômega 3, vai eliminando esta gordura gradativamente, apenas queima gorduras, se você não tem gordura, com certeza não vai eliminar nada ou quase nada
    (Elimina gorduras ruim). Isto e o meu conhecimento. espero que tenha ajudado a esclarecer. Ótimo para saúde.

  2. Sofria com dores e fibromialgias não tinha animo nem pra sair da cama , então comecei a pesquisar motivos e como sempre acreditei que tudo que sentimos tem a ver com o que comemos ,vi numa pesquisa de um cardiologista Dr WILLIAN DAVIS ,que a farinha de trigo é causadora de diversos males inclusive dessas dores e muitas mais , então me propus a deixar o consumo de farinha . Para minha surpresa depois de uns 20 dias comecei notar que as dores iam diminuindo e agora depoi de seis meses sem farinha não sinto mais essas dores me incomodar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>